Pontos Cardeais

CASO PRECISE

Pontos Cardeais

Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais juntos, indicam dezesseis caminhos ou orientações no espaço de referência e também são utilizados para a localização relativa de objetos, lugares e pessoas a partir da posição do sol.

Os pontos cardeais são meios de orientação no espaço terrestre utilizados em diversos instrumentos, como por exemplo, as bússolas, e também nos mapas. Portanto a partir dos pontos cardeais podemos ter a correta consciência do lugar em que estamos no espaço e da nosso posição relativa em relação a ele. O nome "cardeal", vem do latim "cardinalis" e significa principal ou essencial.

Além dos pontos cardeais, há também outros pontos específicos a saber. São os chamados pontos colaterais, e subcolaterais, que são as combinações dos pontos cardeais e colaterais.

Os pontos cardeais e seus respectivos símbolos

Pontos Cardeais, colaterais e subcolaterais e seus respectivos símbolos
Nome Símbolo
Norte N
Sul S
Leste L
Oeste O
Noroeste
Entre o Norte e o Oeste
NO
Nordeste
Entre o Norte e o Leste
NE
Sudeste
Entre o Sul e o Leste
SE
Sudoeste
Entre o Sul e o Oeste
SO
Nor-noroeste
Entre o Norte e o Noroeste
NNO
Nor-nordeste
Entre o Norte e o Nordeste
NNE
Oés-noroeste
Entre o Oeste e o Noroeste
ONO
Oés-sudoeste
Entre o Oeste e o Sudeste
OSO
Lés-nordeste
Entre o Leste e o Nordeste
ENE
Lés-sudeste
Entre o Leste e o Sudeste
ESE
Sul-suldoeste
Entre o Sul e o Sudoeste
SSO
Sul-suldeste
Entre o Sul e o Sudeste
SSE

A Rosa dos Ventos

Observando a rosa dos ventos ou Rosa Náutica, vemos a conjunção de todos os pontos. Os cardeais, colaterais e subcolaterais. Assim, temos como apontar a nossa localização através das coordenadas geográficas ou sabermos a direção a qual tomarmos, ou ainda sabermos apontar a direção de outros objetos quaisquer.

Rosa dos Ventos

A Rosa dos Ventos remonta a Grécia antiga, quanda era usada para determinar a direção dos ventos. Daí vem o seu nome Rosa dos Ventos. Séculos mais tarde navegadores faziam uso desta técnica com o mesmo propósito no mar mediterrâneo e sua composição foi aperfeiçoada gradativamente. No período das grandes navegações houve registros de Rosas dos Ventos com até 32 posições de referência.

A influência do sol nos pontos cardeais

Os pontos cardeais são utilizados como um recurso de orientação e localização na cartografia e estão vinculados com a trejetória do sol.

Devido a isso os pontos cardeais são baseados na posição que o sol nasce e se põe. Os quadros pontos principais são Norte (N), chamado de setentrional ou boreal, Sul (S), chamado de meridional ou de austral, Oeste (O), chamado de ocidente, e Leste (L), chamado de oriente.

Em função de uma necessidade maior de localizar e orientar pessoas, Ptolomeu (87 - 50 a.C.), que foi um cientista grego que teve sua significativa colaboração na eleboração e projeção de mapas sentiu a necessidade de criar pontos intermediários entre os pontos cardeais. Assim ele criou os pontos colaterais.

Foi na época das grandes navegações, que os países europeus, que necessitavam de mapas e cartas naúticas mais detalhadas, definiram os pontos subcolaterais.

Identificação dos pontos cardeais

Existem diversas formas de identificar os pontos cardeais, mas a mais antiga e conhecida é pela observação do sol.

Em primeiro lugar abra os braços e aponte o braço direito para onde o sol nasce. Assim encontraremos o Leste ou a nascente do sol ou oriente.

De forma natural o braço esquerdo irá apontar para o Oeste, ou onde o sol se põe ou ainda o ocidente.

Desta forma à nossa frente teremos o Norte e em nossa costa teremos o Sul.

Esse tipo de orientação demanda cautela, já que depende da época do ano e local onde se póe em prática essa técnica. Podem haver pequenas variações. Vale saber que o sol não é o único astro que é usado para identificação dos pontos cardeais. Também podem ser utilizadas as estrelas ou constelações como por exemplo, a constelação do cruzeiro do sul e a estrela polar, nos hemisférios Sul e Norte.

Bom pessoal, chegamos ao final de mais um artigo "Você Sabia?". Espero que goste dessa informação e ela seja útil à você. Até o próximo Você Sabia?.