Código IATA

CASO PRECISE

O que é a IATA?

A IATA foi fundada em Havana, Cuba em 19 de abril de 1945. É o principal veículo para a cooperação entre companhias aéreas na promoção de serviços aéreos seguros, confiáveis, protegidos e também econômicos.

A antiga IATA começou pequena e cresceu gradativamente. Ela estava limitada a europa até 1939, quando então a Pan American veio a se juntar a ela. A IATA pós 1945 teve que lidar com responsabilidades mundiais, com uma organização mais sistemática e uma infraestrutura maior.

No início dos anos 70 voar transformou-se em utilidade pública e ficou a disposição do mundo inteiro. Essa popularização do setor, fez com que o governo modificasse essa visão de "utilidade pública" para abranger maior competição e acesso a amplos mercados.

A IATA que surgiu a partir de 1979, investiu uma parcela crescente de seus recursos em atividades de associações comerciais, e grande parte do financiamento era feito por meio da comercialização de seus produtos e serviços para companhias aéreas membros.

Na última década, o setor aéreo foi abalado por uma série de sucessivas crises e choques. Terrorismo, ameaças pandêmicas, erupções vulcânicas, turbulências econômicas globais e o aumento no preço dos combustíveis.

Devido a essas grandes mudanças na história, houve início a uma reestruturação completa, e essas iniciativas incluíram: auditoria de segurança operacional da IATA (IOSA), meio ambiente, simplificação do negócio, economia e financeiro.

Vamos parar por aqui para não me alongar em sua história desde a sua fundação até os dias de hoje.

Código aeroportuário IATA

É uma sigla composta por três letras que, são utilizadas para designar e identificar os aeroportos do mundo inteiro. Essas siglas ou códigos são publicados a cada dois anos no IATA Airline Coding Directory, que é um catálogo produzido pela associação e são regulamentados pela resolução 763.

Você pode encontrar essas siglas, por exemplo, impressa nas etiquetas de bagagens, cargas, etc....

Via de regra essas letras remetem ao nome do aeroporto ou a sua localização geográfica, como por exemplo, VCP (Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP, Brasil), LIS (Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, Distrito de Lisboa em Portugal).

Abaixo disponibilizo um link para você poder pesquisar companhias aéreas e código de localização.

Pesquise a companhia aérea e o código de localização aqui.

Bom, chegamos ao final de mais um artigo "Você Sabia?". Espero que goste dessa informação e ela lhe seja útil. Até a próxima.