Alfabeto Fonético

CASO PRECISE

Você sabe o que é o "Alfabeto Fonético" e como usar?

Veja neste artigo o que significa cada letra do nosso alfabeto, o alfabeto latino ou alfabeto romano, e como fazer a pronúncia no "alfabeto fonético da OTAN".

A capacidade de se comunicar e se fazer entender em diversas partes do mundo podem fazer a diferença em situações de risco de vida. Para garantir uma comunicação clara, a OTAN usa vários formatos conhecidos que são de uso geral. Aqui neste artigo falaremos sobre o alfabeto fonético.

Diversas forças militares, forças policiais e também aviação civil, equipes de segurança, equipes de transporte de doentes ou feridos e outros ofícios usam o alfabeto fonético como meio efetivo de comunicação.

O alfabeto fonético e muito útil quando não pode haver erros ou falhas na comunicação, seja ele de ortografia ou comunicação verbal, especialmente quando são pessoas de diferentes nacionalidades com sotaques e pronúncias diferentes, e estão cooperando de alguma forma entre si.

Entrou em vigor em 1956, e alguns anos depois, tornou-se universal e estabelecido para todas as forças militares, civis e de rádio amador. Basicamente ele atribuí uma palavra a cada letra do alfabeto e esta palavra começa com a própria letra o qual ela representa.

Curiosidades

Na década de 1920, a União Internacional de Telecomuniações (ITU) produziu o primeiro alfabeto fonético reconhecido internacionalmente. Ele apresentava nomes de cidades de todo o mundo.

Era ele: Amsterdã, Baltimore, Casablanca, Dinamarca, Edison, Flórida, Gallipoli, Havana, Itália, Jerusalém, Quilograma, Liverpool, Madagascar, Nova York, Oslo, Paris, Quebec, Roma, Santiago, Tripoli, Uppsala, Valência, Washington, Xanthiappe, Yokohama e Zurique..

Do lado militar, os Estados Unidos adotaram um Alfabeto Fonético conjunto pelo Exército e Marinha, chamado Alfabeto Able Baker em todos os ramos militares em 1941. Após dois anos a Força Aérea Real Britânica decidiu usar o mesmo alfabeto Able Baker.

Era ele: Able, Baker, Charlie, Dog, Easy, Fox, George, How, Item, Jig, King, Love, Mike, Nan, Oboe, Peter, Queen, Roger, Sugar, Tare, Uncle, Victor, William, X-ray, Jugo e Zebra.

Havia uma crítica em comum para esses alfabetos. Eles eram muito ingleses em sua composição. Então sugeriram uma nova versão incorporando sons em inglês, francês e espanhol. Ela foi proposta pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), e entrou em vigor em 1º de novembro de 1951, apenas para a aviação civil. Era semelhante ao usado atualmente.

Era ele: Alfa, Bravo, Coca, Delta, Echo, Foxtrot, Gold, Hotel, India, Juliett, Kilo, Lima, Metro, Nectar, Oscar, Papa, Quebec, Romeo, Sierra, Tango, Union, Victor, Whisky, eXtra, Yankee e Zulu.

Como os militares e a OTAN continuaram a usar o alfabeto fonético Able Baker, ficou claro que a necessidade de um novo alfabeto universal ainda permanecia. Então houve uma revisão do alfabeto Able Baker, liderada pelos aliados da OTAN, EUA e Reino Unido.

Uma proposta foi submetida à Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), para alterar as palavras com as letras C, M, N, U e X. Embora um debate continuasse sobre a palavra de código para a letra N, Néctar vs November, em 8 de abril de 1955 o grupo permanente do Comitè Militar do Atlântico Norte informou que, independentemente da proposta ser aprovada ou não pela ICAO, o alfabeto serie adotado e tornaria-se efetivo para o uso da OTAN em 1º de janeiro de 1956.

Os aliados hesitaram em adotar o alfabeto proposto para uso nacional até que a ICAO decidisse sobre a proposta, criando assim uma situação incomum em que os Comandos Militares da OTAN seriam os únicos usuários do alfabeto fonético proposto. Felizmente, para nós, essa situação não durou muito, pois a ICAO aprovou a proposta de alterar "Néctar para November" como palavra código para a letra N.

Em 21 de fevereiro de 1956, os estados membros foram informados "de que o novo Alfabeto Fonético entrara em vigor na OTAN em 1º de março de 1956". A ITU o adotou formalmente alguns anos depois, tornando-o dessa forma o Alfabeto Fonético Universal estabelecido e que rege todas as comunicações de rádio militares, civis e amadores.

Como foram os aliados da OTAN que lideraram a revisão final, ficou conhecido a partir desse ponto como o Alfabeto da OTAN.

Era ele: Alfa, Bravo, Charlie, Delta, Echo, Foxtrot, Golf, Hotel, India, Juliett, Kilo, Lima, Mike, November, Oscar, Papa, Quebec, Romeo, Sierra, Tango, Uniform, Victor, Whiskey, X-Ray, Ianque e Zulu.

Listamos abaixo o Alfabeto Fonético para conhecimento.

Alfabeto Fonético Universal da OTAN
Letra Código Pronúncia
A Alpha al-fah
B Bravo brah-voh
C Charlie Char-lee
D Delta dell-tah
E Echo eck-oh
F Foxtrot foks-trot
G Golf golf
H Hotel hoh-tel
I India in-dee-ah
J Juliett jew-lee-ett
K Kilo key-loh
L Lima lee-mah
M Mike mike
N November no-vem-ber
O Oscar oss-cah
P Papa pah-pah
Q Quebec keh-beck
R Romeo row-me-oh
S Sierra see-air-rah
T Tango tang-go
U Uniform you-nee-form
V Victor vic-tah
W Whiskey wiss-key
X Xray ecks-ray
Y Yankee yang-key
Z Zulu zoo-loo
Fonte: NATO (phonetic alphabet, codes & signals) OTAN

Agora vamos aos números que também compõem o alfabeto fonético universal da OTAN".

Números do Alfabeto Fonético Universal da OTAN
Número Pronúncia
1 wun
2 too
3 tree
4 fow-er
5 fife
6 six
7 sev-en
8 ait
9 nin-er
0 zee-ro
Fonte: NATO (phonetic alphabet, codes & signals) | OTAN

Chegamos ao final de nosso primeiro artigo "Você Sabia?". Espero que goste dessa informação e ela seja útil à você. Até a próxima.